quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Exames Na Maternidade

Olá!!

Hoje vim falar de três exames que o bebê pode fazer ainda na maternidade, você sabe quais são eles? 
dos três citados, só o do pezinho consegui fazer, no Hospital da mulher em Maracanaú tem os três mas, eles nem sempre fazem.


Teste do pezinho:
O teste do pezinho (Tiragem neonatal) é nacional e obrigatório e gratuito em todo Brasil. Todos os bebês recém nascidos devem faze-los. Este exame visa detectar precocemente algumas doenças genéticas e metabólicas, que podem causar alterações no desenvolvimento mental e físico do bebê, como: Hipotireoidismo congênito, Fenilcetonúria, Fibrose cística, e doença Falciforme. normalmente ele é realizado nas maternidades quando o bebê completa 48 horas de vida, podendo ser feito até o seu 7º dia de vida.
O teste é simples e rápido, feito através de um furinho no calcanhar do pezinho do bebê para coleta de amostra de sangue que será analisada. A tiragem neonatal vista também  o acompanhamento permanente das pessoas detectada com estas doenças, evitando maiores sequelas e deficiências.

Teste do olhinho:
O teste do olhinho (Teste do reflexo vermelho) ainda não possui uma lei federal que garanta sua realização obrigatória e gratuita. Porem em alguns estados brasileiros  possuam leis que estabelecem a obrigatoriedade deste exame em hospitais e maternidades publicas e privadas. Este exame, pode ser feito por um pediatra, ajuda a prevenir e detectar infecções e doenças oculares como  catarata congênita, glaucoma e cegueira. O teste é feito em quarto escuro, é rápido e indolor. Ele é realizado através de um feixe de luz que é emitido por um aparelho chamado oftalmoscópio, semelhante a uma lanterna.
Recomenda-se realizar este exame ainda na maternidade. Quanto antes for detectada  e diagnosticada alguma  deficiência visual ou problema ocular no bebê, mais eficaz será o tratamento e menores são as chances de cegueira,
 
Teste da orelhinha:
O teste da orelhinha ( Tiragem auditiva neonatal), também é obrigatória e gratuita por lei em todo país, este exame ajuda detectar algum tipo de deficiência auditiva, que o bebê possa ter ou desenvolver. Através deste exame é possível iniciar o diagnostico das alterações auditivas precocemente. È muito importante que todos os bebês façam este exame, pois a deficiência auditiva pode afetar e interferir no desenvolvimento da fala entre outras atividades, ainda no desenvolvimento da criança.
Este exame também é rápido e indolor.


Nenhum comentário: