quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pé Torto Congênito parte 2



Hoje passou no "Programa do Bem Estar", uma matéria sobre pé torto congênito. Foi ótimo ver especialistas falarem sobre o caso, assim pude tirar duvidas. Quem tem filhos sabe o quanto é bom se manter informada sobre tudo que envolve a saúde e o desenvolvimento deles.

Aqui um pouco da matéria pra quem não asistiu na Tv.

Entenda  como  é  o  tratamento  para  corrigir o pé  torto  congênito  nos  bebês


Apesar de ser um susto para os pais, o pé torto congênito é um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos – 1 em cada 1.000 tem, como mostrou o Bem Estar desta quarta-feira (23). O curioso é que mesmo tendo um fator genético associado, se a mãe não tem nenhum parente com a má-formação, mesmo assim ela pode ter um filho com o problema.
O mais importante é tratar logo que a criança nasce, com o uso de gessos, como alertaram o ortopedista Henrique Sodré e a pediatra Ana Escobar. Os gessos são trocados de 4 a 8 vezes semanalmente e algumas crianças já conseguem resultados – no entanto, a maioria dos casos exige cirurgia.
Na operação, que não demora mais do que 20 minutos, o médico faz um corte no meio do tendão para que ele se solte. Depois, a criança usa órteses por mais ou um dois anos. Quando ela começa a andar, ela troca as órteses por botas ortopédicas e palmilhas especiais, que ajudam a orientar o crescimento dos pés.
Outro problema que pode ser detectado ainda na maternidade é a displasia coxofemoral, problema congênito que faz com que o bebê nasça com o quadril fora do lugar. Como essa disfunção pode aumentar conforme a criança cresce, é importante que ela seja descoberta logo no nascimento, através de uma manobra clínica feita pelo pediatra. Depois, ele pode pedir um ultrassom para confirmar. O tratamento é feito com uma órtese que funciona como um suspensório para colocar o quadril no lugar.

Um comentário:

Patricia Charleaux disse...

Muito boas as dicas, me filho usa ortese por ter nascido prematuro teve um pequeno atraso motor, hoje ele anda na ponta do pé direito, faz fisioterapia e tratamento pra correção. Bjs
http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/